logo RCN
NOTÍCIAS

Golpes virtuais usam fatura falsa da Claro para enganar clientes

  • Divulgação -

Clientes da operadora Claro precisam ficar atentos a um novo golpe que alerta sobre pendências falsas para convencer clientes a pagar boletos falsos. Nas mensagens, que imitam a comunicação oficial da empresa, surge a informação de que uma fatura vencida - com um valor que geralmente supera o do plano contratado - precisa ser paga através de um documento em PDF anexado.

O golpe é bastante sofisticado, com direito ao uso da identidade visual característica à provedora e um endereço de e-mail identificado como "MINHA CLARO". Embora seja convincente, a mensagem traz algumas disparidades que ajudam a diferenciá-la com facilidade das cobranças e notificações oficiais feitas pela Claro.

Enquanto os criminosos usam o endereço relacionamento@minhaclaroresidencial.com em suas cobranças, a Claro alerta em todas as suas faturas que só utiliza o e-mail faturadigital@minhaclaro.com.br como forma de comunicar sobre cobranças. Além disso, a empresa só permite o acesso aos documentos em PDF mediante a informação de números do CPF do cliente, proteção que a mensagem falsa não possui.

Em sua página de segurança, a empresa oferece dicas de como evitar ser vítimas de cobranças indevidas e tentativas de phishing. Os clintes devem ficar atentos a mudanças súbitas no valor cobrado e verificar se suas informações cadastrais estão corretas, bem como se a data de vencimento é consistente com faturas anteriores. Além disso, a empresa aconselha os consumidores a ficar atentos à linguagem utilizada e ao número oficial usado para comunicações no WhatsApp.

Uma pesquisa recente da Kaspersky revelou que o Brasil é o país que mais sofre com tentativas de phishing em todo o mundo, superando países como Portugal, França, Guiana Francesa e Tunísia no ranking. A taxa de vítimas por aqui também é maior, superando os 13% da média global e chegando a 20% - a expectativa é que as tentativas de golpes devem crescer por aqui em 2021, muitas delas tendo o sistema de pagamentos via Pix como alvo.

Para evitar ser vítima de golpes do time é preciso ficar atento a algumas dicas simples, como evitar abrir e-mails de endereços desconhecidos, não confiar em pedidos de downloads automáticos ou abrir anexos suspeitos. Também é recomendado acompanhar as últimas atualizações de seu sistema operacional e manter um software antivírus ativo (e também atualizado) em sua máquina.

Posicionamento oficial da Claro

Em contato com a reportagem realizado na manha de terça-feira (4), a Claro comunicou que investe em políticas e procedimentos de segurança para identificar fraudes e proteger seus clientes. Confira o posicionamento oficial da empresa:

Uma onda de golpes, inclusive por meio de boletos falsos, tem afetado vários setores de produtos e serviços no Brasil há algum tempo e esse processo se intensificou com a digitalização impulsionada pela pandemia. O fenômeno não é recente e os golpistas utilizam boletos de serviços diversos.

A Claro investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes, e orienta para que fiquem atentos a alguns detalhes de segurança:

Cuidado com o compartilhamento de informações pessoais, conteúdos e transações feitos por meio de sites de compras e aplicativos de origem duvidosa. Ações como essas podem abastecer grupos criminosos com dados reais.

O domínio oficial da fatura digital por e-mail é faturadigital@minhaclaro.com.br

A fatura enviada por e-mail é protegida por senha, para maior segurança do cliente.

Não há desconto automático em fatura.

Confira sempre o nome do destinatário antes de finalizar qualquer pagamento.

Em caso de dúvidas sobre promoções, descontos ou qualquer outro tema, a central de relacionamento está à disposição em todos os canais, site www.claro.com.br os aplicativos Minha Claro residencial e por telefone 10621, o funcionamento é 24h e a ligação gratuita.

O cliente pode confirmar o valor da fatura e solicitar segunda via pelo aplicativo Minha Claro residencial ou no site www.claro.com.br Acesse o portal para mais dicas de segurança: https://www.claro.com.br/seguranca. Sobre o caso relatado pela reportagem, a Claro reforça que trabalha constantemente para identificar fraudes e irá apurar.


Fórum Invest SC define prioridades de em agenda público/privada Anterior

Fórum Invest SC define prioridades de em agenda público/privada

Governadora presta apoio às famílias das vítimas da tragédia em Saudades e determina investigação completa Próximo

Governadora presta apoio às famílias das vítimas da tragédia em Saudades e determina investigação completa

Deixe seu comentário